sábado, 28 de setembro de 2013

Caiu do "céu"...

Em véspera do 120º aniversário, o clube e os adeptos mereciam mais. Muito mais. A entrada em jogo até prometeu (e muito), mas a avalanche portista durou apenas 30 minutos e depois eclipsou-se e passamos a restante hora a jogar mal, muito mal. Não se compreende e é preocupante. Valeu a vitória que caiu do céu, graças a um penalti muitoooooooo forçado, embora desta vez tudo se tenha passado pelo menos dentro da área...

Com o 11 apresentado pensava-se que a equipa ira funcionar melhor. Quintero e Josué de início e Defour e Varela no banco. Perfeito. Tal como foi a entrada em jogo. Determinados em busca do golo, com oportunidades a sucederem-se mas a pecarmos muito na finalização. Podíamos e devíamos ter marcado um, dois ou três golos e acabar logo ali com o jogo, mas não... a ineficácia falou mais alto.

POSITIVO neste jogo:
- Quintero!! Não há ninguém que faça o que ele faz. A qualidade de passe é muito acima da média e a técnica que apresenta só está ao alcance de alguns. Talvez ainda não dure um jogo inteiro, mas é sem dúvida o nosso ÁS de trunfo!
- A entrada da equipa, com tudo para cima deles, como deve ser sempre. Jogadas de qualidade, nota artística elevada, sem dar a mínima hipótese ao adversário de respirar.
- A atenção da defesa que desta vez voltou a atinar. 
- Os adeptos mais uma vez. Logo de início o gigante pano do Colectivo alusivo aos 120 anos foi fantástico e durante o jogo o apoio das duas claques fez-se sempre ouvir.

NEGATIVO neste jogo:
- O desligar do jogo por completo à meia hora como se o jogo já tivesse ganho.
- Ineficácia na hora da finalização.
- O apagão de Jackson Martinez que não tem sido o mesmo da época passada.
- Ghilas continua a aquecer...
- O penalti assinalado, que não existe. 

Para finalizar, acho graça ao facto de hoje fazermos capa dos jornais que habitualmente não nos passam cartão. Hoje "gritam" bem alto que o árbitro errou, mas na semana passada parece foi tudo limpinho... mais do mesmo. 

A jogar assim, não ganhamos na terça-feira. Isso é uma certeza.
Esperemos que o "efeito-champions" ilumine a equipa para uma grande exibição que nos leve à vitória!

Força Porto!!

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Já se previa...

Quem tem visto o Porto jogar, certamente já previa uma escorregadela... são tantas as oportunidades que concedemos aos adversários, que um dia elas iam acabar por cair lá dentro. Mas ontem, curiosamente, as que caíram lá dentro não foram por total mérito do Estoril ou por total demérito nosso, pois os dois lances são irregulares. Há que dizê-lo claramente, não escondendo que perdemos pontos também por culpa própria...

Quase que me arrisco a dizer: "volta Vítor Pereira mais a tua posse de bola", pois certo é que tendo a bola connosco, dificilmente os outros têm tantas oportunidades...

POSITIVO neste jogo:
- Lucho Gonzalez, sem dúvida o Comandante desta equipa! Jogou muito ontem. Muito. Um dos melhores jogos que o vi fazer, mas sozinho não dá.
- Os adeptos que se deslocaram ao estádio em grande número e mereciam mais. Nota-se cada vez mais uma forte presença nos jogos fora e de falta de apoio ninguém e pode queixar.
- O Estoril, que viu a equipa do ano passado desfazer-se e apresenta-se novamente forte a discutir o jogo sem medo, mostrando que não é preciso fechar-se lá atrás.

NEGATIVO neste jogo:
- Otamendi que pelo que se tem visto não anda bom da cabeça...e parece que anda a contaminar a cabeça dos restantes companheiros! Que passador a nossa defesa...
- Falta de garra e atitude com que se disputam os lances;
- Abusar dos passes longos dos centrais lá para a frente que são quase sempre errados... que construção de jogo é esta!?? Tanto passe falhado... por todos!
- Fernando que anda a tentar fazer o que não sabe. Se alguém que lhe disse que ele tem qualidade para construir alguma coisa, enganou-o bem. Apesar de tudo tem raça e vê-se que é daqueles que não gosta de perder;
- Defour continua a mostrar-se a cada jogo um jogador perfeitamente banal...apesar de dizerem que ele é muito importante;
- Tanto tempo para fazer substituições!? Por favor! Dar 2 minutos ao Ghilas é brincar com ele...
- Varela não acertou uma e perdeu a oportunidade de matar o jogo...
- Duas vezes em vantagem e perde-la não é admissível perante um Estoril.

Posto isto, e volvidas 5 jornadas e um jogo Europeu, a meu ver se houvesse outro central disponível, Otamendi saia já da equipa. Defour bem que pode dar o lugar ao Josué ou Herrera porque sinceramente não vejo que acrescente nada à equipa. Quero ver Quintero de início. Quero que o Ghilas jogue mais minutos, bem como o Izmaylov que entrou bem na quarta-feita e um bocadinho de banco a jogadores como Jackson não faz mal nenhum.

Vamos lá é ganhar ao Guimarães e deixarmo-nos de tretas.
Que se mude a atitude porque senão o tetra vira treta.


Ahh... e façam o favor de jogar de AZUL E BRANCO!

Força Porto!

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Ilusões desfeitas.


Há muito que não me lembrava de vencer sem merecer. Foi o que ontem aconteceu. Os 3 pontos, o milhão de euros, a liderança do Grupo G vêm para o Dragão sem sabermos muito bem como, depois daquela exibição diante do atual 5º classificado austríaco... essa potência do futebol. 
Ontem muitos de nós caímos na real, quando andávamos já meios de peito feito a sonhar com nova conquista... na Luz. Quando vemos jogar equipas como o Real, o Barça, Bayern, etc... e depois vemos este jogo do Porto, podemos tirar o "dragãozinho da chuva" e pensar apenas que passar aos oitavos será muito bom.

POSITIVO neste jogo:
- os 3 importantes pontos;
- Lucho, apesar da idade, foi dos poucos que deu o litro;
- a única jogada de jeito que fizemos, que felizmente deu golo;
- a entrada de Izmaylov e Herrera (que deviam ter entrado mais cedo);
- clareza e sinceridade do Fonseca nas palavras depois do jogo. Já ouvi outros em circunstâncias iguais a dizer que estavam satisfeitos com a entrega e que "fomos Porto".

NEGATIVO neste jogo:
- foram raras as vezes que conseguimos fazer mais de 3 passes seguidos;
- as fífias de Otamendi;
- os maus domínios/recepções de bola;
- a passividade geral da equipa;
- conceder tantas oportunidades ao adversário, um dia corre mal;
- o Fonseca não mexer na equipa ao intervalo (ou antes), depois de ver o que se estava a passar;
- tanto passe para o Helton! Tocou mais vezes na bola com os pés do que Licá e Varela;
- passar tempo contra uma equipa destas não lembrava a ninguém.

Mas tudo isto seria realmente mau se não tivéssemos vencido. E para já vencemos todos os jogos que disputamos. Mas para vencer o Estoril, e depois o Atlético Madrid e o Zenit em casa é preciso muito mais. Mas muito mais. Aguardamos.

Força Porto!