quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

10.000 Facebook fans!

É com um orgulho imenso que informamos que já temos mais de 10.000 fans na nossa página do Facebook. Se ainda não és fã torna-te já porque nem tudo que é publicado lá é publicado aqui. Obrigado a todos por gostarem de nós e mais ainda por gostarem do FC PORTO!

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Quem diria...

Quem diria que, numa época em que estamos bem abaixo do nosso potencial, chegamos a esta fase na liderança do campeonato em vésperas do importante jogo da Luz. Isto só atesta da incompetência dos lampiões... falta-lhes estofo e a fanfarronice tem destas coisas! O "rolo compressor", a "nota artística", a "super-equipa", as rodriguices e novos "astros" e essencialmente a fanfarronice do treinador e da imprensa não chegam para vencer campeonatos! É tudo uma grande treta e agora não lhes cabe um feijão! Perderem a possibilidade de nos colocarem a 8 pontos e acabarem com o campeonato é miserável, mas normal. É a habitual sina do lampião! Claro que os lampiões revoltaram-se, esperaram a equipa, insultaram a equipa, treinador e presidente, mas curiosamente disso não houve imagens... fosse no Porto estavam lá todos a filmar e a noticiar/inflamar o caso!

Bom... quanto ao nosso jogo, a obrigação era só uma: vencer! Depois do deslize dos fanfarrões, ganhar era sinónimo de liderança do campeonato! E quem diria que a equipa sabia disso? A forma como entraram para a 1º parte não é de quem quer ser campeão! Apesar de o Feirense ter vindo jogar fechado e sempre que possível a passarem o máximo de tempo com os jogadores caídos no chão, devíamos ter feito mais. Contudo, já vi bem pior esta época, muito pior. Ontem, apesar de alguma falta de intensidade e essencialmente falta de futebol, pelo menos as oportunidades de golo apareceram e fizemos brilhar o guarda-redes adversário.

Esperava-se mais para a 2ª parte. Essencialmente golos, a "nota-artística" deixamos para os outros! Nós apenas queremos golos, vencer os jogos e consequentemente títulos! É a isso que estamos habituados. Quem quiser ópera não vá ao Dragão, mas se for que deixe o assobio em casa!! O apoio galvaniza uma equipa, os assobios só fazem tremer as pernas!? Ainda não perceberam!? E o apoio é mais importante quando a equipa não está bem, porque apoiar quando está 5-0 é fácil!

E o esperado golo lá apareceu. Ainda tivemos tempo para desperdiçar um penalti por Hulk, mas Maicon à cabeçada lá conseguiu mete-la lá dentro e pouco depois James matou o jogo. Estava feito! Somos o primeiro! Excepto no Record, que hoje até faz capa com 5º classificado... ai tanta azia!

Agora na Luz, venham os fanfarrões que estão bem mais pressionados que nós... Tiremos partido disso, haja concentração e determinação... ahhhhh e "acarditem"!

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Não é mentira nenhuma...

Mais um jogo, mais uma derrota... mais um azar dirão alguns, porque até jogamos bem. Mas quem leva 4 e limpinhos, nunca pode chegar ao fim dos 90 minutos e dizer que jogou bem ou teve azar... Porque já foram muitos os "azares" esta época e com eles já foram à vida a Supertaça Europeia, a Champions, a Taça de Portugal e a Liga Europa...

O Porto não é equipa para acabar uma eliminatória com um 6-1 seja contra quem for. É uma vergonha e apesar de, a espaços, termos jogado bem na eliminatória, o futebol é golo! E daqui a uns anos, quem for ver as estatísticas vai ver que o Porto perdeu 6-1 e não vai estar lá uma nota a dizer: "mas o Porto bateu-se muito bem!". Os resultados são o que fica para a história! De que adianta ter posse e trocar bem a bola, fazer uns cruzamentos perigosos se a bola não vai lá para dentro? Ainda não há taças para quem "joga bem" e não marca golos... e os jogos têm 90 minutos. Vitórias morais não contam.

Taças devia haver para os INCANSÁVEIS adeptos do Porto que se deslocaram a Manchester e não pararam de apoiar o jogo inteiro! Esses sim foram os vencedores! Se não há taças para eles, devia haver pelo menos umas camisolas no final do jogo como forma de agradecimento, mas nem isso os obrigam a fazer... quanto mais a marcar golos...

Nota para o facto de o tal avançado que ia ser a alternativa a Falcao e que tinha um grande futuro, ser agora a nossa 4ª opção de ataque, atrás de Janko, Hulk e... Varela! Quem tem jogadores para os lugares e inventa é natural que tenha azares. Recordo que Sapunaru foi fundamental toda a época passada, época com poucos azares...

Espanta-me também que depois do jogo o nosso "treinador" diga que o resultado foi uma mentira! Será que ele estava sob o efeito de alguma substância ou foi embora aos 75 minutos? É que se tivéssemos perdido por 1-0... OK, até era aceitável. Mas alguém lhe diga que levamos 4 e que isto não é o Porto!!

Agora resta-nos ter atitude e dar TUDO, mas mesmo TUDO pelo campeonato! Vamos com tudo para cima de quem nos aparecer, sem medo porque é tudo o que nos resta! Só assim salvamos a época! Outros há que lhes basta uma Tacita da Liga, mas nós queremos o campeonato! Agora é mais do que possível e está aí ao nosso alcance! Temos de ter toda a força, raça, crença, atitude, garra e não pode haver lugar a desconcentrações... não é Otamendi?

Vamos Porto! E não se esqueçam que o futebol é golo...

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Acredita Porto!

E de repente, mesmo numa época que estamos a jogar mal nuns jogos e noutros jogos o quanto baste (como foi o caso de Setúbal), vemo-nos novamente a depender única e exclusivamente de nós para revalidar o título de campeão! O campeão antecipado, a super-equipa, a tal da nota artística e do rolo compressor parece que empancou... e tal como nós, já têm uma derrota na prova. A diferença, a grande diferença, é que a derrota deles foi limpinha como a água que o JJ meteu e a nossa NÃO, porque teve a mão do ladrão Paixão.

Domingo cumprimos a nossa missão contra uma das piores equipas da prova. Entramos praticamente a ganhar com Janko (uma vez mais) a corresponder da melhor forma a um cruzamento de Moutinho. Só não percebo porque não se insiste mais neste tipo de lances...
Do Setúbal nem sinal e o jogo estava controladíssimo por nós. Até deu para Fernando marcar após combinação com Hulk. Com o 2-0, desligou-se a máquina, intencionalmente ou não, nem sei, mas o jogo ficou sem grande interesse...

Para a segunda parte a mesma toada e até deu para substituir Lucho, Hulk e Moutinho... e só um golo do Setúbal poderia revitalizar o jogo... e aconteceu! Golo de livre directo como há muito não sofríamos e aos 75 minutos deu para "tremer" um bocado, mas pouco. Pouco tempo depois C.Rodriguez assistiu Varela que matou o jogo. Ufa!
Saúde-se o regresso de Sapunaru ao seu lugar com uma excelente exibição!

Vitória tranquila e depois só restava esperar pelo outro Vitória... que ontem cumpriu e não se rebaixou perante o "patrão", apesar de terem aceitado mudar o jogo para 2ª feira e de terem arranjado uma oportuna "gripe" ao jovem emprestado Urreta... Afinal as lesões de última hora acontecem em todo o lado...

Agora estamos a 2 pontos! Quem sabe se para a semana não estamos já na frente... e meus meninos, toca a acordar para a vida e não desperdicem esta oportunidade! Agora que dependemos só de nós, que não seja esse o problema! Força Porto!

Ahh... e para amanha, seja o que o destino quiser! Mas nada é impossível! Nada.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Eu ainda sou do tempo em que...

Faltou crença, faltou chama, faltou sermos o Porto. Sim, perdemos contra uma equipa milionária com jogadores de milhões, mas teremos feito tudo para pelo menos não perder? Eu já vi muitos colossos do futebol europeu (e este City nem é um deles) a tombarem na nossa casa... Aqui sempre mandamos nós e poucas foram as equipas que cá venceram! Apesar da penosa época que estamos a fazer, lá no fundo ainda havia a esperança de vermos o nosso Porto voltar e fazer o que nos tem habituado, mas não... este ano não é possível.

Os jogadores parece que não acreditam e a descrença alastra-se agora às bancadas... Sofremos um golo e o estádio morre, tal como a equipa! Falta um líder, falta gente capaz de fazer ver que o Porto é mais do que isto. Meteu-se agora o Paulinho Santos à pressão, mas já vem tarde, não? O líder do ano passado foi embora em busca do sonho e da guita e ficamos órfãos da liderança... Se na altura não havia outra solução para o seu lugar e fomos apanhados de surpresa, com o decorrer da época foi evidente que este não servia. Não se mudou a tempo, a teimosia prevaleceu e agora que nos aguentemos... O problema vem lá de trás e o jogo de ontem só vem, mais uma vez, comprovar a forma deficiente e incompetente com que foi planeada toda a época... Mas estejamos preparados porque parece que o pior ainda está para vir. Queria conseguir acreditar, mas pelo que tenho visto, hoje não consigo. Pode ser que amanha alguma luz me/nos ilumine e (mais uma vez) na Luz façamos a nossa época!

Quanto ao jogo valeu-nos o São Helton na 1ª parte que safou uns 3 ou 4 golos certos. Varela ainda nos fez sonhar e a equipa estava com o motor ligado, mas a forma como entramos para a segunda parte perspectivou o que se viria a passar. Adormecemos, a intensidade foi-se e andamos a cheirar a bola... já em termos ofensivos fomos incompetentes. Perdas de bola, "engonhar" na hora de rematar e quando o faziam era bola para o mato. Nem Hulk foi capaz, seja em força, ou velocidade passar por um qualquer defesa contrário... abusou dos adornos, mesmo em desvantagem e está a fazer lembrar Quaresma do seu último ano.. com a agravante que agora é o capitão! Vejam lá se tem algum jeito...
Recordo que no tempo em que os gigantes tombavam na nossa cidade os capitães eram de outra casta... são Vintage diz-se agora: João Pinto, Jorge Costa, Vítor Baía, Pedro Emanuel, Bruno Alves, etc... agora a identidade é outra, bem como a nacionalidade.


A eliminatória está por um fio, tal como o joelho de Danilo que se lesionou. Nada correu bem.

Vençam os próximos 3 jogos do campeonato. É tudo o que nós queremos. Seremos capazes?
Se sim, todos ficaremos felizes!

Podemos não ganhar sempre, mas temos sempre que fazer tudo por vencer!

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Goleada sem chama

Jogar depois das vitórias dos adversários não é tão bom, mas a obrigação de vencer também redobra. Mais ainda nesta altura em que temos que estar com um olho 1º lugar e outro no 3º... O Braga está perto e não podemos deixar fugir o lampião. Resta-nos "apenas" vencer os jogos que faltam! Estou em crer que tudo ficará decidido nas 2 próximas jornadas, com o lampião a jogar fora em Guimarães e Coimbra e tem obrigatoriamente que ceder pontos num dos jogos... Isto para ainda nos ser possível acreditar... caso contrário, até para o ano.

Quanto ao jogo, começo pela convocatória, com destaque para nova aposta em Iturbe. Pergunto porque fomos buscar o miúdo à Argentina... nem para o banco agora? Está certo... dão-lhe um diamante para as mãos (segundo se diz, porque eu ainda não pude ver...) e ele prefere apostar em Djalmas, C. Rodriguez, etc... jogadores que para o ano nem cá estão. Eu, que não percebo nada disto, acho que se devia ir dando minutos ao puto, mas parece que parou nos 100 que já jogou em 8 meses...

O 11 inicial foi o que era previsível. Diz-se agora que James devia ter jogado de inicio, apenas porque entrou bem. Mas lembro que em Barcelos jogou de inicio e nem se deu por ele... Mas como entrou e "resolveu" diz-se que devia ter sido titular. O mesmo se diria de Varela, na situação inversa. Por aqui não condeno quem manda... Mas quinta-feira, porque Janko não pode jogar, quero Varela, Huk e James! Faça-me lá esse favor...

O Leiria, trouxe o autocarro e pretendeu apenas passar tempo enquanto pode... isto não nos permitiu explorar o contra-golpe, a velocidade e a primeira parte não foi mais do que mandarmo-nos contra um muro para ver quando ele cedia... mas mandamo-nos com muito pouca força e intensidade. Futebol pouco. Alegria nenhuma.

Era preciso mudar e o autocarro leiriense ajudou furando um pneu (jogador expulso). Entrou James, a equipa melhorou e o golo surgiu... por Janko (está a tomar-lhe o gosto). Depois foram uns atrás dos outros. Chegamos aos 4 e quem não viu até pensa que foi um jogão. Mas não. Foi mais uma goleada sem chama, como os 5 dados ao Nacional. Como se pode golear sem chama? Não sei explicar, só visto. Quinta-feira queria a mesma receita, mas estou em crer quem sem chama não se consegue queimar o 1º classificado e milionária equipa de Inglaterra.

Até lá, treinem bem e motivem-se...

Melhor em campo: os adeptos (das claques) esses sim com chama e sem assobio, que não pararam de puxar pela equipa. Quinta-feira, sei que estes não vão falhar.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Até parece fácil...

Regressar, ver, marcar e vencer! Nem nos melhores sonhos de Lucho (e Janko) se podia idealizar um cenário tão perfeito... Os dois reforços (que o são de facto) resolveram o jogo com um golo cada. Mas não está ao alcance de todos chegar, jogar e ser o melhor em campo, nem dos que já conhecem os cantos à casa... mas Lucho é um luxo. A bola pode até chegar-lhe quadrada aos pés que sai redonda com uma simplicidade tal que até parece fácil... Comandou a equipa como se esperava e até parece que faz os outros jogar melhor! Este meio campo, com Fernando, Moutinho e Lucho promete e, se todos quiserem, ainda tudo é possível... tudo.

O momento do jogo foi sem duvida alguma o golão de Lucho! Que momento! Parecia coisa do destino, algo já programado para a acontecer para tornar perfeito o seu regresso... e de primeira, com aquele que nem é o seu melhor pé - o esquerdo, Lucho decide rematar fora da área fazendo a bola um arco perfeito e entrar na gaveta depois de embater na trave! Que golo... o jogo podia acabar ali que ninguém se importava. O Dragão rendeu-se e matou as saudades da melhor forma! Mas ainda faltava Janko... Na segunda parte apareceu mais e antes de marcar ainda ameaçou por duas vezes. Tem pinta de homem-golo e se a bola lá chegar vai ser difícil ele não marcar...

Agora só será preciso aproveitar o "efeito Lucho", não inventar e perceber que a melhor equipa é a que tem que jogar sempre... fica a dica: Helton, Danilo, Rolando, Maicon, A.Pereira, Fernando, Moutinho, Lucho, Hulk, Janko e... James/Varela/C.Rodriguez/Iturbe... parece-me evidente que só há um lugar para ter duvidas na escolha.

Mais uma vez gostei muito da exibição de Iturbe. Excelente a forma como ele se senta no banco! E as suas movimentações com os olhos a ver os companheiros jogar? Fabulosas... tal como as trocas de pernas... ora cruza uma, ora cruza a outra. Bateu palmas em algumas jogadas e assim pode aquecer... as mãos. Mais uma excelente prestação e percebe-se que assim vai evoluir muito... a Taça da Liga serve mesmo para isto, para apostar nos jovens como o "treinador" disse.

Venha o Leiria e os obrigatórios 3 pontos. Força Porto, eu acredito!


sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Deixem o miúdo jogar...

Chegou no verão com rótulo de craque e os vídeos que se viram na altura confirmavam que o miúdo tem qualidades. No entanto, já lá vão 6 meses e não o deixam fazer o que um puto de 18 anos mais gosta: jogar futebol. Dizem que tem que "mudar o chip", tem que esperar, tem que amadurecer... mas o tempo passa e teme-se que possa apodrecer.

O último episódio foi a não inscrição na Liga Europa! Que motivação para o miúdo... É lógico que ficou desapontado e erradamente desabafou publicamente: "Estou cansado disto tudo! Creio que a minha paciência se esgotou". Como nós te compreendemos...

Mas até se percebe esta opção, pois nem na Taça da Liga apostam no miúdo, quanto mais na Liga Europa... Só pergunto se é preferível continuar a apostar num Christian Rodriguez, jogador que vai embora no fim da época e, imagine-se, no último fim de semana teve a lata de se virar aos adeptos...

Mas quem manda é que sabe... mas depois não se admirem que quando ele entra em campo queira agarrar o mundo e as coisas não saiam bem. Quem em 6 meses jogou apenas 100 minutos, é natural que nos tempinhos que entra queira logo mostrar serviço...

Se no Porto não pode jogar, seria preferível tê-lo emprestado a um qualquer Rio Ave para poder jogar todas as semanas.
... e evoluir.