quinta-feira, 29 de abril de 2010

Proibido faltar!

Já anda tudo a pensar na festa... até a Polícia de Segurança Pública veio hoje dizer que se espera um jogo de festa. Mas qual festa!? Cabe-nos a nós, adeptos e equipa, não permitir que haja festa alguma. Temos TODOS que ir ao Estádio mostrar quem manda na Invicta! O Porto é nosso e há-de ser, o Porto é nosso até morrer!

Depois das humilhações que sofremos esta época em Londres, Lisboa e Algarve, era o que faltava termos agora uma no Porto! Se ainda há alguém no Clube que saiba o que tudo isto representa para nós, que transmita a todo o plantel a importância desta vitória!
Na nossa casa não! Não nos podem fazer passar por isso...

Lutem, corram, suem, joguem, esfolem-se e deixem a pele e o sangue em campo e VENÇAM!
Nós sabemos que não ganhamos nada e no final nem festejaremos, mas não os podemos deixar ganhar! Era o que faltava...

FORÇA PORTO VAMOS VENCER
SOMOS DO PORTO ATÉ MORRER
AQUI NO DRAGÃO NINGUÉM PASSA
ACABAMOS COM A VOSSA RAÇA...

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Curiosidades...

Fui alertado para um facto que até já me tinha apercebido, mas não me dei ao trabalho de contabilizar. No entanto, esta estatística (curiosa) não podia, de forma alguma, ficar na gaveta...
Depois de termos assistido enumeras vezes aos mergulhos dos "artistas" lampiões, por vezes autênticos números circenses dos Di Marias, Aimares, Saviolas & Companhia, depois de vermos mais do que uma vez agressões bárbaras de Luisões, Davides Luizes, Maxis Pereiras & Companhia, depois de casos dos túneis e castigos inflacionados em 15 jogos a mais, depois de amarelos "cirúrgicos", depois de súplicas descaradas aos árbitros, devemos analisar a estatística apresentada:


Repare-se no que aconteceu até à 20ª jornada... Golos de penalti foram um fartote e jogar contra 10 ou 9 era quase o pão-nosso de cada dia... Mas porque raio é que aconteceu isso tudo apenas até à 20ª jornada? Simples, meus caros... foi exactamente nessa jornada que chegaram à liderança do campeonato!

Atingido o objectivo acabaram-se os penaltis e os jogos em superioridade numérica. Coincidências? Sempre ouvi dizer que não as há... Por isso, tirem as vossas próprias conclusões...

Nota
: esta estatística exclui grandes penalidades assinaladas mas não convertidas, que foram umas poucas também e sabemos da legalidade de algumas. Exclui também outros dados menos objectivos como golos irregulares e expulsões perdoadas, que também não foram poucas...


Números sujeitos a melhoria, uma vez que ainda faltam duas jornadas…


Contra factos...

segunda-feira, 26 de abril de 2010

A revolta de um guerreiro!

Afinal ainda nos estava reservada mais um contra-tempo antes do final do campeonato... Depois de uma época atípica na qual não conseguimos impor o nosso futebol, é bom que não esqueçamos os azares, ou as "adversidades", que nos têm acontecido. Desde lesões de jogadores importantes a castigos (ilegais), passando por erros de arbitragens até às teimosas bolas nos ferros, eis agora a cereja no topo do bolo que há muito querem oferecer ao clube lampião... o amarelo a Falcao não saiu por acaso. Tanto mais que se o árbitro quisesse agir disciplinarmente, entendendo que era agressão, o cartão a exibir seria o vermelho. Mas não, ele estava tão condicionado por saber que faltava um amarelo a Falcao para o retirar do jogo com os lampiões, que foi esse o cartão que exibiu. Esteve todo o jogo à espera de uma possibilidade, e num lance em que Falcao leva "porrada" de dois adversários, o amarelado é ele... curioso!

Quanto ao jogo, esperavam-se mais dificuldades, tanto mais que o Setúbal precisa de pontos para não descer. O Porto apresentou o melhor 11 possível, com Beto a manter o lugar e Maicon a surgir no lugar do castigado B. Alves. No meio campo voltou Meireles que teve a companhia de Guarin (com vontade ser reforço...para a época que vem), Belluschi e Fernando. Na frente a dupla Hulk e Falcao.

Não foi um grande espectáculo o do Estádio do Bonfim, mas existiram muitos golos que disfarçam as debilidades das equipas, por isso há pouco a dizer sobre o jogo e a vontade também escasseia. Chegamos ao golo na sequência de um canto, onde apareceu Falcao, vindo do nada, a encostar para o golo. Depois, já perto do intervalo, foi a vez de Maicon, imponente a cabecear para golo. A segunda parte começa com o golo do Setúbal, mas pouco depois Guarin (isolado por Hulk) não perdoou e carimbou o 3º golo em 3 jogos, para minutos mais tarde ser ele a assistir Belluschi, que rematou de primeira para o 4-1.
Foi por esta altura que o árbitro resolveu aparecer. Decorria o minuto 79 quando o árbitro, talvez já desesperado por ver o tempo passar e sem ter ainda oportunidade para mostrar serviço, sacou do bolso a "nota de encomenda". Falcao que até então só tinha lutado, marcado um golo e levado “porrada”, viu-se envolvido numa disputa de bola com 2 adversários que duramente o carregaram (mais uma vez). Ao libertar-se deles, encostou a mão na cara de um e sem ninguém entender bem como leva amarelo. Foi um alívio para o árbitro e o desespero para o nosso goleador! Depois de um jogo inteiro a lutar, de um golo e o suor, vieram as lágrimas. Viu-se ali injustamente de fora do próximo jogo e possivelmente da luta dos melhores marcadores. E foi já revoltado e com grande classe que ainda teve forças para no cair do pano fazer de chapéu para 5-2. Resultado fechado. Missão cumprida... por todos...

Realce para a atitude da equipa, que com tudo já perdido (inclusivamente o 2º lugar) tem dignificado e honrado a camisola.

Falcao voltou a ser decisivo e são já 23 os golos que leva no campeonato. Há muito que não tínhamos um jogador assim, que luta os 90 minutos e marca golos como poucos, de todas as formas e feitios. De Setúbal, depois de golos suor e lágrimas, saiu revoltado, mas não resignado. Sabemos que em Leiria irá lutar para conseguir marcar e com a ajuda de todos vai chegar ao topo dos marcadores. Um prémio que não consolará ninguém, mas é justo e merecido para o melhor jogador do campeonato.


Efeito Hulk: desde o seu regresso, já conta 5 jogos completos e 35 minutos para a Taça, 6 vitórias e contam-se 3 golos do brasileiro e 5 assistências com golo... curioso, não?

Nota final para Jesualdo Ferreira: mais uma vez o único a ser a voz pública da nossa revolta! Neste aspecto nunca houve nada a apontar ao Professor, pois foram várias as vezes que sozinho não calou a revolta e deu sempre a cara em defesa do grupo e do clube. A sua primeira expulsão na carreira ocorreu em nome de mais uma injustiça contra nós feita e gostei de o ver tão enérgico, pena que não tenha sido assim em muitas outras situações...


A nossa RESERVA está feita para Domingo, no Dragão... e imediações.

Esta ânsia de vencer
Não consigo controlar
Largo tudo para te ver
Onde fores jogar...

Andam loucos por aí
Que nos querem enfrentar
Guardo ódio a todos eles
O dia vai chegar...

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Que cheiro a mofo...

Afinal está tudo explicado... A Associação Internacional dos Transportes Aéreos veio hoje confirmar que o fumo intenso que anda no ar não se deveu afinal à erupção do vulcão islandês Eyjafjöll, mas sim a um estranho fenómeno que ocorre de longe a longe no sudoeste da Europa - o aparecimento de um imenso pó, espante-se, proveniente de Portugal!

Tantos anos sem ganhar deu nisto. Mas ninguém pense que foi devido à quantidade de lampiões que existem no Mundo (porque isso é mito), pois a mesma Associação confirma que foi devido à enorme quantidade de pó acumulado apenas em Portugal, em tudo que é adereço lampião...

Aproveitem bem este ano...

terça-feira, 20 de abril de 2010

O outro lado da palhaçada...

Todos acharam um piadão à palhaçada que fizeram no Marquês do Pombal. Fossem outros, teriam sido acusados de vandalismo de espaço público... Entrevistaram os autores, publicaram vídeos e deram ênfase nos jornais. No entanto, todos se esqueceram de dizer o que estava escrito na parte de trás da faixa... Nós aqui revelamos!

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Pela Honra e Dignidade!

Experimentei uma nova sensação, da qual não gostei. Nunca na minha vida tinha ido ao Estádio do Dragão sem hipótese alguma de ser campeão. Tendo em conta que este nosso estádio já tem 6 anos, não posso estar totalmente insatisfeito... estou é mal habituado! Antes do jogo ainda deu para pensar na tristeza que nos invade por estarmos a 4 jornadas do fim e o nosso jogo servir apenas para cumprir calendário. Mas começado o jogo tudo se esquece, pois é mais um jogo do NOSSO PORTO e só queria apoiar e ganhar. Isto é assim, não se explica, sente-se! Independentemente das circunstâncias, será sempre o Porto e queremos sempre vencer, seja no futebol, hóquei, bilhar e até no berlinde se houvesse!

Antes do jogo, curiosamente minutos depois de sabermos que o Penta nem matematicamente seria possível, foi-nos entregue a Taça de Campeão da FPF referente ao título do ano passado. Eu pergunto se não faria mais sentido, como é feito em quase todo o lado, a entrega ser feita no último jogo do campeonato em causa ou no próprio dia da consagração... Não teria mais lógica? Qual a lógica de um Valeri ver erguer um troféu no qual não participou? É assim o futebol português e se em coisinhas pequenas como esta está mal organizado, o que dizer das grandes. A tristeza do nosso capitão ao receber aquela Taça disse tudo...

Foi pela honra e pela dignidade do clube que se jogou este jogo e saúda-se a entrega dos jogadores quando sabem que os objectivos colectivos já se foram. Resta ajudar Falcao a ser o melhor marcador da época. É para isso que se tem jogado o que por vezes até tem complicado o nosso futebol, mas ele merece ganhar esse título e todos nós vamos fazer por isso.
O onze apresentou novidades, desde a baliza onde jogou Beto por lesão de última hora de Helton, à direita regressou Fucile e no meio campo jogaram Guarin, valeri e Belluschi. O jogo começou bastante divido mas com poucas oportunidades de golo, mas Beto ia tendo algum trabalho e respondeu sempre de forma segura e por vezes espectacular. Penso que devia jogar até ao final da época para preparar a Taça e quem sabe a chamada à Selecção... Mas o professor é que sabe. Chegamos ao 1º golo sem muito fazer por isso e com alguma sorte. Valeri rematou e a bola bateu em Falcao que sem querer assistiu Hulk, que de pé esquerdo rematou para o golo. Nos festejos relembrou a injustiça de que também ele foi alvo e correu para o banco para buscar uma camisola de Sapunaru a qual ergueu e depois deu à claque (que não se cansou de apoiar a equipa).

A segunda parte foi bem melhor. Houve mais Porto e muito menos Vitória (de Guimarães), isto porque depois da vantagem conquistada era preciso ir para a frente com tudo para fazer surgir oportunidades para Falcao. No meio de tudo isto apareceu outro pontapé do meio da rua de Guarin, que parece tomar-lhe o gosto. Mais um golão do colombiano a juntar ao que tinha feito quarta-feira. Mas faltava um golo, o de Falcao. O estádio ansiava pelo momento que esteve para acontecer novamente de forma acrobática. Mais uma bicicleta de Falcao que não deu golo por muito pouco. O colombiano desesperava! Pouco depois quase isolado rematou ao lado, o desespero aumentava e o apoio a Falcao também. Cheirava a golo! Aos 75 Falcao foi carregado na área e foi assinalada a grande-penalidade. A bola foi de imediato entregue a Falcao e o estádio cantava por ele. Olhou para a bancada e depois concentrou-se e deve ter tremido porque já havia falhado vários lances daqueles. Ao ritmo das palmas e incentivos rematou para a explosão de alegria de todos. Estava consumada a liderança (em igualdade) no topo dos melhores marcadores. E assim sem muito mais para contar chegava ao final um jogo difícil que justamente vencemos por 3-0.

Destaque novamente para Hulk que desde o seu regresso, já conta 4 jogos completos e 35 minutos para a Taça, 5 vitórias e contam-se 3 golos do brasileiro e 4 assistências com golo...
Não esquecendo Falcao que já se afigura como o principal ídolo dos adeptos e conquista também simpatia junto dos adversários pela sua humildade e dedicação. Grande Falcao!

Não fomos novamente Penta Campeões, mas somos o Porto e seremos eternos Campões!

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Com goleada para Oeiras

Lá vamos nós à final de Oeiras, pelo 3º ano consecutivo. Desta vez o adversário ainda será mais acessível que no ano passado, pois trata-se do Desportivo de Chaves, equipa que ocupa a penúltima posição da 2ª Liga.
Para chegar à final tivemos de deixar pelo caminho equipas como o Oliveirense, Belenenses, Sporting e agora o Rio Ave. Este novo modelo de meias-finais a duas mãos, que à partida favorece as equipas mais pequenas, não resultou pois o FC Porto venceu no conjunto das duas mãos por 7-1. E este último jogo no Dragão não foi mais do que o cumprir calendário e até pareceu um jogo-treino.

Na primeira mão, disputada a 24 de Março, o jogo foi bem mais complicado do que o de ontem. Como era na casa do adversário, apresentamos o nosso melhor 11 e, depois de uma primeira parte mais dividida, que acabou empatada a 1-1 com golos de Ruben Micael e Bruno Moraes, no segundo tempo disparamos para a vitória. Primeiro por Meireles e depois por Guarin que fechou o marcador em 1-3. Bom resultado que não colocava em causa a passagem à final. Mas ainda era preciso mais um jogo...

Ontem foi a vez de se jogar no Dragão (que se apresentou bastante despido de público) e com o largo resultado da 1ª mão, Jesualdo optou por deixar muitos titulares e fora e fez alinhar Beto, Fucile, Maicon, B.Alves e Addy (estreia). Fernando, Valeri e Belluschi. Ruben Micael, Orlando Sá e Farias.
O ritmo da partida foi a de um jogo-treino, com o Porto a entrar sem grande vontade de meter velocidade no encontro e por isso as primeiras oportunidades pertenceram ao Rio Ave, bastantes diga-se. Mas foi o Porto que, aos 20 minutos, chegou ao golo, sem muito ter feito por isso. Belluschi de livre directo, repetiu o que já tinha feito esta época diante do Estoril e rematou sem hipóteses para Carlos. O Porto lá acordou e pouco depois podíamos ter chegado ao 2-0 por Orlando Sá. Mas como a noite não estava para os pontas-de-lança, Farias pouco depois desperdiçou uma grande penalidade. E chegava ao final uma primeira parte chata de um jogo sem história.

Para a segunda parte estava reservado o melhor do jogo, pois a entrada de Falcao e Hulk veio trazer o que nos tinha faltado até então: intensidade e dinâmica. Mas foi já com Guarin em campo, e por intermédio deste que chegamos ao 2-0. Um grande golo, do meio da rua, a fazer lembrar aquele que nos colocou fora da Champions no ano passado... Mas Guarin fez o que se exige a um jogador quando tem espaço: REMATAR! Por vezes dá dó assistir aos rodeios que se fazem parecendo que querem entrar com a bola pela baliza. Futebol é golo e por isso há que rematar. Foi assim também que chegamos ao 3-0, por Ruben Micael, que depois de uma jogada de Hulk pela direita, viu sobrar uma bola para a entrada da área e de primeira rematou com força e colocação para o golo. Depois apareceu Falcao, o nosso melhor jogador. Primeiro numa arrancada a meio do meio campo, chega à entrada da área e tira dois adversários do caminho e rematou colocado com o pé esquerdo, mas a bola saiu direita ao poste. Era um golão! Mas pouco depois lá marcou mais um golo para juntar à sua conta. Cruzamento na esquerda de Valeri e de cabeça (à Jardel) Falcao fez o resultado final.

E pronto, estava feito! Já chega de jogos com o Rio Ave. Agora lá vamos a Oeiras para mais uma final daquelas que não são para jogar, mas sim para ganhar.

domingo, 11 de abril de 2010

Vitória muito suada

Depois da vitória do Braga, horas antes, em Leiria voltava a ser imprescindível vencer para não ver aumentar a distância para o 2º lugar, que com o passar das jornadas parece cada vez mais uma miragem. Não está nada fácil lá chegar, mas oxalá que estas consecutivas vitórias do Braga também nos façam sorrir... mais adiante veremos.

O onze do Porto não apresentou novidades de maior a não ser as já habituais permanências de Fucile e Belluschi no banco... Na direita, Miguel Lopes parece ter agarrado o lugar, pelo menos na óptica do Professor, mas parece-me muito permeável na defesa. Apesar de atacar bem, ele é DEFESA direito... E o proclamado "reforço de Inverno" Tomás Costa continua a deixar muito a desejar...

Nesta visita a Vila do Conde não se esperavam tantas dificuldades para bater o Rio Ave, equipa que somava goleada atrás de goleada, mas contra nós decidiu cerrar fileiras e dificultar-nos, como lhes compete, ao máximo a vida. Conseguiram e foram eles que estiveram primeiro perto do golo, enviando uma bola ao poste. Voltamos a jogar de uma forma um pouco atabalhoada e não demos sequência às exibições recentes. Hulk voltou a carregar o piano e voltou a ser decisivo na vitória e foi dos mais inconformados.

Helton também esteve em plano de destaque e por umas três ocasiões evitou o pior. O golo que ansiávamos chegou por Farias, entrado 5 minutos antes, voltou a resolver aos 65 minutos de cabeça, correspondendo da melhor forma ao pontapé de canto cobrado por Hulk. Voltou a ser decisivo o argentino, que regressou à equipa passados 3 meses, nos quais esteve por duas vezes com um pé (ou dois) fora do Porto e "azarado" com uma lesão... Jogadores como este há poucos, pois tem um nível de eficácia acima da média. Raramente titular desde que chegou, é o nosso melhor suplente, que deixa quase sempre a sua marca. Parabéns Farigol! Excelente profissional ao qual não se podem apontar declarações de desagrado por ser suplente, sejam dele, do empresário ou do pai...


Mais uma vitória, desta vez sem brilho, mas com muito apoio dos nossos adeptos incansáveis nas bancadas. Quem? Os mesmos de sempre... que nunca deixam o Porto sozinho...


Nota: Desde o regresso de Hulk, 3 jogos, 3 vitórias e contam-se 2 golos do brasileiro e 4 assistências com golo.

Também podia ter falado do árbitro e dos 3 penaltis que não quis assinalar...mas adiante.
E agora, a esperança é a última a morrer... boa sorte sporting...

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Não resisti...

Venho por este meio agradecer aos rapazes de Liverpool, em especial ao espanhol Fernando Torres, o facto de terem goleado a "super-equipa" e reduzir a cinzas (ou àquela coisa castanha) o sonho dos lampiões...
Apesar de ocuparem o modesto 6º lugar na Premiere League, cumpriram sem dificuldade a vossa missão e fizeram regressar o "campeão dos túneis" à realidade/normalidade.

Em nome do Sr. Manuel Machado, quero dedicar estes 4 golinhos ao Sr. Jesus, não o que já teria 2000 e tal anos, mas ao "novo Mourinho" que já andava cheio de letra, armado em carapau, a julgar-se melhor do que realmente é... E desta vez, nem os "4 defesas em linha" lhe valeram... ah ah ah! A taxa de basófia era tão grande que até achava que podia jogar com um guarda-redes em cada competição...

Esta goleada também assenta que nem uma luva à SIC (a nova benficaTV) e aos seus comentadores nada tendenciosos...

Caros lampiões... vocês podem sonhar, mas só o PORTO ganha!

terça-feira, 6 de abril de 2010

Treinador para o Porto?

Andava por aí um pequeno zumzum, que já se transformou num grande em ZUMZUM do qual não estou a gostar... Diz-se que o Sr. Paulo Bento será o próximo treinador do Porto e até que já anda a ver casa pelo Norte. Se, de facto, já o é, pouco haverá a fazer, mas se for, como espero, apenas um zumzum como outros tantos, ainda vou a tempo de dizer: Paulo Bento NÃO!

Ir buscar esse treinador, pelo qual tenho todo o respeito, será para mim tão ridículo como pensar ir buscar o Mário Wilson! Não tem cabimento algum! E se fosse para o ir buscar, já devia ter vindo a meio desta época porque estava desempregado... Para treinar o Porto não serve qualquer um e lembro que para se conduzir um Ferrari, não basta apenas ter carta... é preciso ter unhas para ele! Não vejo em Paulo Bento essa capacidade, tanto mais que é um individuo que é adepto do benfica e disso já estamos nós fartos, apesar do profissionalismo e dedicação demonstrados. A juntar a este também se vai falando de Paulo Sérigio (!?), Paulo Sousa e Carvalhal... Seria caso para dizer: então que fique Jesualdo!! A mudar, muda-se para melhor...

Todos os Portistas estão cansados de ver um Porto apático e improdutivo, a jogar com medo e sem cabeça. o FC Porto precisa de um treinador com mentalidade vencedora, com espírito, com mística, com raça e se possível Portista! Um treinador que não precise de tempo para aprender e ensinar o que é o Porto... Também devido à falta das características mencionadas, que actualmente reina no Dragão, só encontro três nomes que se enquadram nesse perfil: André Vilas Boas, Jorge Costa e Domingos, pela minha ordem de preferência. Mas será que algum destes tem capacidade para conduzir um Ferrari como o Porto? Também não sei. Mas a arriscar que seja num destes, que são Portistas e têm a ambição e o sonho de treinar o nosso Porto!

Caso achem que não estamos em altura para correr riscos e apostar em treinadores sem grande experiência, também há por aí muitos treinadores que têm todas as condições (e mais algumas) para conduzir Ferraris e até já o demonstraram em muitos lados. Dou os exemplos de Guus Hiddink, Claude Puel e Arsène Wenger (por ordem de preferência). Apresentem-lhes um bom projecto que eles aceitam, porque o Porto é um clube de topo europeu! Ah... e ninguém me diga que são caros, porque estes auferem qualquer coisa como 3 ou 4 milhões de euros/ano... afinal é o que nos damos por um qualquer Prediger, Valeri, Belluschi, Tomas Costa, Guarin, etc. Não seria mais rentável aplicar esse dinheiro num treinador de Top?


Relembro o discurso que tenho saudades de ouvir no Dragão:




Mas Paulo Bento não!! Por favor... É que depois de Paulo bento só faltava ir buscar o Paulinho para roupeiro... Poupem-me! Mas seja ele qual for, o importante é que eu estarei sempre lá para o apoiar, até ao dia em que descambar!

domingo, 4 de abril de 2010

Nas asas de Falcao!

Depois da estranha vitória do Braga na véspera, era importantíssimo vencer para ainda alimentar as esperanças de chegar ao 2º lugar, apesar dos 5 pontos de diferença. Algo que me parece bastante complicado, uma vez que quando uma equipa ganha 3-2 com 3 golos de pénalti e acaba a jogar contra 7, nem que ganhemos os jogos todos lá vamos...

O jogo com o Marítimo servia também para limpar a péssima imagem deixada no jogo da primeira volta - talvez o pior jogo do Porto dos últimos 10 anos. Havia ainda outro aliciante, o regresso de Hulk aos jogos em casa, 113 dias depois!

O onze não apresentou grandes surpresas, pois com tantos lesionados não há muito por onde escolher. Apenas o registo para a permanência de Fucile e Belluschi no banco, surgindo Miguel Lopes e Guarin como titulares. O jogo começou literalmente com o golo do marítimo. Também nunca tinha visto um golo aos 15 segundos, parece que tudo nos acontece. Depois de um erro de Fernando, que passou a bola ao avançado do Marítimo Taka, este não pensou e à entrada da área disparou a bomba para a baliza de Helton, que ainda devia estar ajeitar as luvas...

Os assobiozinhos surgiram logo, afinal estavam lá muitos à espera do mal para dar largas ao seu desagrado. Mas o que era preciso era apoiar a equipa! Os mesmos de sempre encarregaram-se disso... A resposta do Porto veio três minutos depois, e que resposta! Um golo de fazer levantar o estádio, até aqueles que ainda estavam a protestar e a agoirar. Insistência de Guarin pela direita, que cruza para o meio da área, onde lá no alto só podia aparecer quem tem asas e apareceu Falcao, não de cabeça mas de bicicleta! Que golão! Uma bicicleta executada na perfeição, à antiga! Talvez o mais belo golo que algum dia se fez no Dragão. Só visto! Quem viu, reveja. Quem não viu, perdeu o golo do ano!

O empate estava feito, mas era preciso mais. A reviravolta completa chegaria 4 minutos depois, com Raul Meireles de cabeça a corresponder da melhor forma ao cruzamento de Miguel Lopes, que diga-se, tem dado muito boa conta do recado. O Dragão serenou porque o mais difícil estava feito, mas não descansou pois o jogo continuou vivo com ambas as equipas a procurarem chegar ao golo. Por diversas vezes valeu Helton que teve de se empenhar para evitar o empate. Por isso o intervalo chegou em boa hora.

A 2ª parte foi diferente. Houve mais Porto até porque começou a surgir Hulk. Tivemos futebol, boas combinações com passes de primeira e poucos errados, intensidade, pressão e remates! É assim tão difícil? O 3º golo foi-nos oferecido de novo por Falcao! Canto na direita cobrado por Hulk, e no meio dos centrais surge o inevitável Falcao, lá no alto, a cabecear para a tranquilidade... e para o topo dos melhores marcadores! O jogo tornou-se mais fácil e as oportunidades para dilatar o marcador sucediam-se e agora com Hulk como protagonista. Numa das suas iniciativas, arriscou-se também ele a fazer um dos golos do ano. Arrancou ainda no meio campo onde deixou 2 adversários para trás, passou depois por mais dois e disparou com estrondo, ainda de fora da área, mas à figura do guarda-redes, que ainda assim tombou tal a potência do remate. Mas pouco tempo depois, Hulk isolado não falhou e consumou o quarto e último golo do jogo. Daí para a frente, assistiu-se à "caça" ao Falcao. Os companheiros tentaram tudo para dar ao colombiano o desejado, mas ainda não alcançado hattrick. Ainda não foi desta...


Ganhamos por 4 e podiam ter sido mais. Pena que venha tarde este futebol, mas não nos podemos esquecer que com Hulk em campo a musica continua a ser outra. Desde o seu regresso, já se contam 2 jogos, 3 assistências para golo e 2 golos...


Nota:
Ainda há hoje quem diga que ao Porto falta um avançado com outras características. Não só para jogar com Falcao, mas também no lugar dele. Até pode faltar um ou dois avançados que sejam opções válidas para o ataque, mas um jogador como Falcao tem que jogar sempre! Chegou, viu e venceu! São 27 os golos que já marcou desde que chegou e ainda faltam 7 jogos ao Porto para acabar a época. Ontem, igualou Lisandro que na sua melhor época também marcou 27 golos...
Para além dos golos, é um jogador que sabe receber a bola e coloca-la nos companheiros, para depois rodar e surgir rapidamente na área. Tem atitude em todos os jogos, luta e também defende! E marca golos, muitos golos, e de todas formas e feitios: pé esquerdo, pé direito, cabeça, calcanhar, bicicleta... eu pergunto há quanto tempo não víamos um ponta de lança assim?
Por falar em golos, no campeonato já lidera com 20 golos. Se juntarmos a estes os 4 ou 5 que lhe foram indevidamente anulados pelos árbitros, mais os que ele falhou de pénalti (o seu grande defeito), já estaria perto dos 30...

"É o Falcao olé olé o Falcao, é o Falcao olé olé o Falcao"