quinta-feira, 30 de julho de 2009

Com areia nas Meias - Peace Cup

Um jogo num péssimo relvado cheio de areia, em que o empate bastava para atingirmos as meias-finais. Missão cumprida! Um empate a zero sem muito brilho até porque o Besiktas e o Sr.Árbitro deram boa réplica e não nos deixaram marcar.
Mais uma vez, o protagonista foi o HULK! As suas já típicas arrancadas só são paradas em falta, mas fora da área... Pois quando é dentro desta, os senhores árbitros têm-se esquecido de apitar. Desta vez, já jogou onde penso que deve jogar, sobre um flanco onde pode arrancar para a área, onde desta feita estava Farias que passou um pouco ao lado do jogo...

Na defesa:
- Beto tem mostrado a Helton que não pode relaxar. Talvez tenha sido mesmo para isso que foi contratado... Quando a concorrência aperta a concentração aumenta. Espera-se.
- Álvaro Pereira assumiu definitivamente o lugar e ninguém se vai lembrar do Cissokho. Resta a luta a três pelo lugar da direita, onde Fucile leva alguma vantagem apesar da exibição de Miguel Lopes, que não comprometeu nesta estreia à Dragão.
- Bruno Alves, o capitão, voltou a ser o esteio de sempre. Volto a referir que não pode mesmo ser transferido. A dupla (de sucesso) com Rolando, não pode ser desfeita.

No meio campo:
- Belluschi continua a mostrar bons pormenores fazendo ver que é jogador. Boa visão de jogo, técnica de artista e sem medo do choque. Quando é preciso, é ve-lo também no chão a desarmar um adversário. Precisa apenas de se soltar mais para poder aparecer mais no jogo e ser ele a definir as jogadas.
- Meireles e Fernando continuam a tomar conta do meio campo e até ao momento parecem ser intocáveis do miolo.


No ataque:
- Guarin a médio/extremo direito mostrou-se mais solto, mas ainda não convence. Aliás, lá na frente apenas Hulk e Varela têm convencido. Penso que já era altura de testar o possível melhor ataque com Hulk, Rodriguez e Falcao ou Farias. Com varela e Mariano sempre à espreita.

Apenas não percebi as substituições nos 30 segundos finais... Queimar tempo assim, num amigável até fica mal. Tanto mais que Valeri, que foi um dos entrou nesse período, poderia ter entrado bem antes para moralizar e mostrar o que vale... mas 30 segundos não chegam.


Venha o Aston Villa...

terça-feira, 28 de julho de 2009

HULK domador do Lyon - Peace Cup

Eis o primeiro jogo mais a sério do Campeão. Não podia ter começado melhor este torneio de verão, com uma vitória por 2-0 sobre a equipa que, este ano, já nos reforçou com quase M €40! Ainda devem estar espantados ao verificarem que nos compraram recentemente um lateral esquerdo por M €15 e apresentamos em campo um ainda melhor: Álvaro Pereira - um caso sério.

O jogo começou com uma entrada forte do Lyon, à qual a nossa defesa soube responder à altura, tal como durante o resto do jogo. Estes cinco (Helton, Fucile, A.Pereira, Rolando e B.Alves) serão certamente os eleitos para o início das competições. Bruno Alves continua um senhor guerreiro e pelo chão ou pelo ar nada tem passado. É a voz da equipa e por isso peça fundamental que não pode mesmo sair...este ano.

Contra a forte entrada do Lyon, respondeu HULK! Do meio da rua, a "pedrada" do costume que deixou o guarda-redes adversário meio atordoado, que não conseguiu segurar a bola.
Este vai ser o ano do Hulk, desde que jogue a partir de trás como fez ano passado e como fez no segundo golo. Não pode ser o homem mais adiantado como tem acontecido, tem de embalar e ir tombando quem lhe aparece pela frente, para na hora H disparar ou assistir. Não há poder de explosão igual em todo mundo... Há que aproveita-lo este ano, porque para o ano certamente será mais um Senhor Milhões.

Destaques neste jogo vão também para:
- Mariano Gonzalez que (surpreendentemente) parece não querer mesmo deixar o seu lugar na equipa, pois tem aproveitado bem as oportunidades;
- Belluschi é jogador de técnica e classe no passe, mas tem que aparecer mais em jogo;
- Álvaro Pereira que já mostrou que é boa aposta e defende e ataca com qualidade;
- Falcao que com mais minutos em campo já se mexeu bem e mostra qualidade no passe, para já;
- Valeri que nos pouquíssimos minutos que tem jogado, mostra ter qualidades técnicas, presença e discernimento no que faz.

Sendo apenas a pré-época, fica o registo para 5 jogos, 5 vitórias que não valem pontos, mas moralizam e dão confiança. Venha o Besiktas...

segunda-feira, 20 de julho de 2009

O Porto para o Penta!

Aí está o novo Porto que se deseja que seja velho...
Nova época, novas caras, nova farda... os mesmos objectivos! O PENTA começa aqui e mais uma vez, todos juntos, vamos vencer. Este ano pode até ser bem mais difícil, visto que a equipa mudou, no entanto, se todos remarmos para o mesmo lado, é mais do que possível chegar ao fim em primeiro. A saída de jogadores importantes, levou a que chegassem outros que certamente também o serão. Nada melhor do que lá para Dezembro já nem nos lembrarmos de quem saiu, tal como sucedeu no ano passado...

Relativamente ao jogo de apresentação frente ao Mónaco, que ditou o resultado (3-0) idêntico ao da Final da Champions de 2004, ainda é cedo para tirar conclusões. Mas as vitórias moralizam e dão bons indícios, notando-se já que se está no bom caminho e jogadores como Álvaro Pereira, Belluschi e Varela podem mesmo ser verdadeiros reforços. Mas é sobre o Hulk que recaem todas as esperanças desta nova época...


Mas o maior destaque desta Festa de Apresentação, vai sem dúvida alguma para a despedida e homenagem a Pedro Emanuel. Um grande capitão, um profissional exemplar que termina a carreira na casa onde foi feliz durante 7 anos. Uma despedida emocionada e o tributo de 40 mil pessoas, que mesmo com um nó na garganta, conseguiram gritar pelo seu nome sem parar. Uma vez mais, obrigado Capitão.

(Camisola entregue a Pedro Emanuel por Raul Meireles.)


Esta sentida despedida fez muita gente ficar pensar no porquê de Vítor Baía não ter tido também uma homenagem do género. Ninguém mais do que ele merecia! Fica o reparo para uma grande falha do clube...

terça-feira, 7 de julho de 2009

Obrigado INCANSÁVEL LISANDRO!





Mais um excelente jogador que nos deixa... saudades.

Depois de, em 2005, ter chegado como um ilustre desconhecido, Lisandro Lopez tornou-se a mais importante referência do nosso ataque, ganhou lugar entre os eleitos da sua selecção e ajudou-nos a garantir títulos... muitos títulos! Chega a hora de partir depois da missão (bem) cumprida. Não tão comprida como todos desejávamos, mas a vida é assim. O dinheiro voltou a falar mais alto, pois também ele troca o FC Porto por um clube bastante inferior. Mas os euros pesam e quer Lisandro quer o Porto ficam satisfeitos com este desfecho.

O que pode o Porto fazer quando aparecem 24 milhões de euros (que poderão ser 28) em cima da mesa? Nada mais do que vender. Há negócios irrecusáveis e este era um deles, tanto mais que Lisandro já tinha mostrado a vontade de sair e nós por cá já estávamos fartinhos do seu empresário... E tendo em conta que a primeira abordagem do Lyon se ficou pelos 12 milhões, com o dobro o Porto não podia dizer que não. Tendo-nos custado 7 milhões e, depois de muitos jogos, golos, títulos e mais velho 4 anos ainda rende 24 milhões de euros, só pode ser (mais) um óptimo negócio.

E lá se vai o outro elemento da dupla que nos encantou. Vai para outro campeonato, para perto do amigo inseparável Lucho, mas tal como este, também Lisandro certamente nunca se esquecerá do clube a que tudo deu e dos adeptos que tudo lhe deram.
Perdemos um jogador de raça inigualável, arte e golos... foram 63 em 144 jogos pelo Campeão! Nunca conheceu outro lugar sem ser o 1º e, para além dos 4 campeonatos, leva ainda 2 Taças de Portugal e uma Supertaça.

Lisandro nasceu na Argentina, mas em campo parecia um rapaz criado na Ribeira! Deu sempre tudo. O incansável Licha "lichou" muita gente... e deixará na memória de todos os portistas os seus originais festejos dos golos. Mas mais do que isso, a lembrança será sempre a de um incansável guerreiro.


Pelas vitórias, pelos golos, pelos títulos, pela simpatia, pela camisola, mas sobretudo pela tua garra... Obrigado Lisandro! Boa sorte e até sempre.


quarta-feira, 1 de julho de 2009

Obrigado COMANDANTE!






Quando já todos pensávamos que o LUCHO ia ser uma nova "bandeira" do clube (até seria este ano o 1º capitão) e por cá iria ficar para o resto da carreira, surge em poucos dias a hipótese de o vender. Venda essa que infelizmente se concretizou e a todos espantou!
Em termos de "vendas" e financeiramente falando, sabemos que foi um bom negócio. Sai um dos mais bem pagos do plantel e por um valor (18 milhões de euros, que poderão atingir um máximo de 24) que não sendo nada de extraordinário, é significativo para um jogador de quase 29 anos. De referir que, quer o Porto em 2005 quer o Marselha agora, fizeram na aquisição de Lucho o seu maior investimento de sempre.

Mas como o futebol não é só "negócio", será que o plano financeiro não vai hipotecar o plano desportivo? Esperemos que não... mas com a certeza de que se Lucho ficasse tudo iria ser mais fácil.
Não se pode condenar o jogador, pois sair para ir ganhar cerca de 300 mil euros/mês é logicamente uma boa opção, mesmo mudando para um clube bastante inferior.
Mas será que o Porto fez de tudo para o segurar? Será que não se perde mais do que o que se ganha com esta venda? Só futuro o dirá, mas o clube de certo não acabará!


É com tristeza que se vê partir um jogador como o Lucho, que tudo de si deu pelo clube. Um senhor profissional que conquistou o carinho dos adeptos, o admiração dos colegas e a respeito dos adversários. Parte com o dever mais do que cumprido e certamente deixará saudades no clube que por 4 anos comandou. Na memória ficará sempre a imagem de um jogador fino, elegante em campo. Técnica apurada e passe preciso. Nunca foi um jogador rápido mas tem uma inconfundível passada larga, que tanto o fazia aparecer atrás para ajudar como na frente a rematar. Fazia tudo parecer fácil. Um excelente jogador!
Foi um prazer vê-lo de Dragão ao peito por 145 vezes! Depois de 44 golos marcados e muitas outras assistências feitas, despede-se agora e já deixa saudades. Mas vai com o Curriculum actualizado como quase todos que pelo Porto passam: 4 Campeonatos, 2 Taças de Portugal e uma Supertaça.


Como já tive oportunidade de te dizer: Obrigado Comandante! Obrigado por tudo que por nós fizeste.
Certamente, também não te esquecerás de nós. Só não te disse "Boa sorte, tu mereces" porque tinha a esperança que ficasses.



Nota ainda para um facto que penso ser inédito. Um clube deixar sair no mesmo ano os 3 capitães de equipa... Pedro Emanuel, foi o primeiro, Lucho foi agora e Bruno Alves deve ser o senhor que se segue. Mais estranho se torna quando isto acontece no FC Porto. Quem vai transmitir o que é o Porto a quem chega? Quem vai incutir o espírito vencedor, a garra, a mística? Serão Guarins? Tomas Costas? Marianos? Eu posso ir lá dar uma ajuda... Será Raul Meireles capaz disso? Isto se também ele não sair, pois ainda recentemente referiu que se surgir uma oportunidade não rejeitará. Na mesma entrevista disse que o balneário ia ficar à deriva com a saída dos Capitães... Bons tempos não se avizinham, mas ainda há crédito e confiança em quem dirige.

Os jogadores, treinadores e dirigentes passam e o clube fica.
O Porto somos nós!